Villemor prestou consultoria jurídica para empresas, organizações filantrópicas e câmaras de comércio, além de participar de vários conselhos consultivos.

Hermano de Villemor Amaral Filho, o advogado mais antigo do Brasil, faleceu aos 104 anos na madrugada da última quinta-feira, 18. Ele foi um dos primeiros juristas da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) e exerceu a advocacia por quase 80 anos. Villemor havia completado seu 104° aniversário na quinta-feira passada, 11 de julho, e trabalhava no escritório familiar, Villemor Amaral Advogados, até poucos momentos antes de sua morte.

Villemor era especialista em direito comercial, continuando o trabalho iniciado por seu pai em 1909. Além de sua longa carreira, ele foi Conselheiro da OAB-RJ em duas ocasiões e também membro da Seção do Estado de São Paulo. Villemor era conhecido por seu hábito de ajudar estagiários no escritório, mesmo com quase 90 anos de diferença entre ele e os jovens estudantes de Direito.

O advogado tinha o registro n° 3.099 na OAB, uma numeração que simboliza prestígio e antiguidade na profissão. Os registros da OAB são sequenciais e não se repetem, tornando o número de inscrição um indicador do tempo de atuação e respeito no campo. Seu filho, Hermano de Villemor Amaral Neto, possui o registro n° 109.098, exemplificando a tradição familiar na advocacia.

Durante sua carreira, Villemor ocupou diversos cargos de destaque. Ele foi parte da Diretoria do Instituto dos Advogados Brasileiros e Conselheiro da International Bar Association, Business Section, por sete anos. Recebeu várias condecorações do governo francês, incluindo Officier da Ordem da Légion d’Honneur, Chevalier da Ordem Nacional do Mérito e Officier da Ordem das Palmes Académiques.

Villemor também prestou consultoria jurídica para empresas, organizações filantrópicas e câmaras de comércio, além de participar de vários conselhos consultivos. Ocupou cargos honoríficos, como Presidente da Aliança Francesa no Rio de Janeiro, Vice-Presidente do Instituto Goethe e Presidente da Associação dos Membros da Legião de Honra, demonstrando sua influência e contribuição para a sociedade.

Em nota de pesar, o escritório Villemor Amaral Advogados destacou o impacto de Hermano de Villemor Amaral Filho na advocacia brasileira, mencionando que ele compartilhou valores, princípios, conhecimentos e dedicação que ajudaram a formar o escritório centenário. Seu legado é lembrado como um exemplo de profissionalismo e compromisso com a justiça.

Fonte: Uol

Essa notícia foi publicada originalmente em: Morre aos 104 Hermano de Villemor Amaral, advogado mais antigo do Brasil (uol.com.br)

Veja Mais

Deixe seu comentário