Governança Corporativa
Os princípios e as boas práticas de governança corporativa, conceito em geral ligado a organizações de maior porte (corporações), podem ser transpostos, com grandes benefícios, às empresas de menor porte. Bom relacionamento e uma boa administração são fundamentais para a segurança e a robustez de um negócio.
Conflitos entre sócios, muitas vezes de uma mesma família ou entre sócios e administradores contratados, podem criar grandes riscos ao negócio e aos públicos que dele dependem para sua subsistência.
Nas empresas familiares, conflitos podem adquirir contornos de grandes desavenças entre parentes próximos (pais, filhos e irmãos), conduzindo à triste desagregação familiar. Familiares em conflito podem estar envolvidos na administração do negócio, o que, no limite, pode destruí-lo.
A governança corporativa oferece vários instrumentos para proteger os justos interesses de empresas, sócios e administradores. Contratos bem feitos entre as partes, criação de instâncias como conselhos de família, conselhos administrativos, conselhos fiscais e outros mecanismos podem contribuir, em grande medida, para prevenir transtornos. Alguns desses instrumentos são, inclusive, previstos pela legislação brasileira.
Especialistas em Direito podem assessorar sócios e administradores na aplicação de boas práticas de governança corporativa, contribuindo para uma administração profissional, equilibrada e com menores riscos.
A ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS possui tradição, bem como anos de experiência na consultoria e no apoio jurídico a empreendedores e empresas.
Informação é fundamental para tomar boas decisões.