Defesa em Leilões

O sonho da compra de um imóvel, seja para operar um empreendimento empresarial, seja para adquirir a sonhada “casa própria”, pode se transformar em um pesadelo. É o que ocorre quando um imóvel financiado vai a leilão, por falta de pagamento de prestações.

Muitos simplesmente perdem seus imóveis por não terem condições de arcar com as parcelas de um financiamento imobiliário. Independentemente do motivo que levou à incapacidade de pagamento, não é ilegal que um banco ou incorporadora retome um bem que não foi pago pelo devedor.

Todavia, a retomada de um imóvel não pode ser feita de maneira ilegal ou arbitrária, há ritos legais a se seguir. E, diante de uma ilegalidade, surge a possibilidade de se recorrer ao Poder Judiciário, a fim de evitar que o imóvel seja levado a leilão ou, se levado, que seja arrematado por terceiros.

Outra situação em que se é lesado ocorre quando um empréstimo, por vezes de pequena monta, implica a retomada de um imóvel dado como garantia. Pode haver grande discrepância entre o valor devido e o valor do imóvel e a situação pode merecer a apreciação do Poder Judiciário, em busca de justiça.

A ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS possui expertise no apoio jurídico a pessoas com imóveis submetidos a leilões.

Conhecer seus direitos é o primeiro passo para defendê-los.