Paternidade

A investigação de paternidade é o procedimento judicial através do qual se busca identificar o pai biológico de uma pessoa. Conhecer suas origens é um dos desejos básicos dos seres humanos.

O principal instrumento tecnológico dessa investigação é o exame de DNA. Esse exame pode ser feito de várias formas, inclusive em caso de falecimento do suposto genitor, desde que existam alguns parentes próximos. Uma vez confirmada, via DNA, a paternidade biológica de um homem em relação a um ser humano – menor ou maior de idade –, desse pai se exigirá o cumprimento de deveres previstos na legislação nacional.

Além das situações de investigação de paternidade, frequentemente iniciadas por mães e supostos filhos, existem também aquelas em que um pai, que se assumiu como tal em relação a um ser humano, tem dúvida sobre sua efetiva paternidade biológica, desejando conhecer a realidade.

Qualquer que seja a situação, é importante contar com o apoio de profissionais especializados, experientes e que compreendam e saibam lidar com a complexidade dos sentimentos humanos envolvidos em processos de investigação de paternidade.

A ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS possui expertise para ajudar pessoas em processo de investigação de paternidade.

Conhecer seus direitos é o primeiro passo para defendê-los.