Fundos de Pensão
Fundos de pensão são organizações que administram uma modalidade de aposentadoria não relacionada ao Estado e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trata-se de um sistema à parte e complementar à aposentadoria oficial e que é supervisionado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Os fundos de pensão podem ser fundações ou sociedades civis e não têm fins lucrativos. Quando criados por iniciativa de uma ou várias organizações (empresas, entidades públicas e outras), são fechados e apenas para os participantes dessas entidades. Mas eles também podem ser abertos e admitir adesões externas de organizações e pessoas. As organizações participantes são também chamadas de patrocinadoras.
Nos planos de aposentadoria administrados por fundos de pensão, a poupança do participante, composta por recursos seus e da patrocinadora, é feita considerando as possibilidades de benefício definido, de contribuição definida ou de um mix entre ambos. Todavia, nem sempre fundos de pensão operam conforme o desejado.
Pessoas físicas que têm poupança via fundo de pensão devem prestar grande atenção ao trabalho desses fundos. E se problemas forem identificados a qualquer momento, podem recorrer ao Poder Judiciário, buscando justiça.
A ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS possui tradição e anos de experiência na consultoria e no apoio jurídico a pessoas físicas.
Conhecer seus direitos é o primeiro passo para defendê-los.